Regras da Canastra
- Inicio do jogo: distribui a carta aquele que virar a MENOR carta. Caso não apareça uma figura, o A será o menor.
- Serão distribuídos 13 cartas p/ cada jogador e mais UM morto, no sentido anti-horário.
- Caso haja erro na distribuição, será dado novamente.
- O 1° de mão poderá comprar a 2° carta caso a 1° não sirva.
- Caso encoste a mão na carta (do monte ou descarte), não poderá mudar.
- Para pegar o monte de descarte, a carta descartada terá que ser colocada ou usar duas cartas da mão.
- Valerá somente a trinca de Az
- O coringa descartado é livre.
- Para pegar o morto é obrigado a ter a canastra (suja ou limpa)
- Canastra suja poderá ser limpa a qualquer hora.
- A dupla que alcançar o ARTIGO (1.500 pontos), deverá abaixar as cartas c/ 75 pontos, errando passa p/ 90 pontos, e caso use o descarte, somente este será computado na soma.
- No artigo, canastra abaixada valerá 100 ou 200 pontos.
- A ÚLTIMA carta do monte será automaticamente colocada sobre o morto e esse passará a ser o monte, caso o morto não tenha saído.
- Caso pegue o morto INDIRETAMENTE e terminar as cartas do monte antes de chegar a vez, perderá a SOMA dos pontos na mão para o adversário.
- Pego a última carta do monte, o seguinte jogará somente se o descarte servir.
- Terminada a partida, a soma dos pontos das cartas na mão serão descontados (ou seja, entregue para o adversário). Caso não haja a BATIDA, não haverá a perda dos pontos.
- Valor das cartas: de 3 até 7 = 5 pontos; de 8 até K = 10 pontos; A = 15 pontos, e 2 = 20 pontos, não sendo permitido arredondamento de somas.
- O uso do CORINGÃO é VETADO.
- O morto (mesmo não usando) e a batida valem 100 pontos.