Torneio de Canastra

Regras da Canastra

 

  • Inicio do jogo: distribui a carta aquele que virar a MENOR carta. Caso não apareça uma figura, o A será o menor.
  • Serão distribuídos 13 cartas p/ cada jogador e mais UM morto, no sentido anti-horário.
  • Caso haja erro na distribuição, será dado novamente.
  • O 1° de mão poderá comprar a 2° carta caso a 1° não sirva.
  • Caso encoste a mão na carta (do monte ou descarte), não poderá mudar.
  • Para pegar o monte de descarte, a carta descartada terá que ser colocada ou usar duas cartas da mão.
  • Valerá somente a trinca de Az
  • O coringa descartado é livre.
  • Para pegar o morto é obrigado a ter a canastra (suja ou limpa)
  • Canastra suja poderá ser limpa a qualquer hora.
  • A dupla que alcançar o ARTIGO (1.500 pontos), deverá abaixar as cartas c/ 75 pontos, errando passa p/ 90 pontos, e caso use o descarte, somente este será computado na soma.
  • No artigo, canastra abaixada valerá 100 ou 200 pontos.
  • A ÚLTIMA carta do monte será automaticamente colocada sobre o morto e esse passará a ser o monte, caso o morto não tenha saído.
  • Caso pegue o morto INDIRETAMENTE e terminar as cartas do monte antes de chegar a vez, perderá a SOMA dos pontos na mão para o adversário.
  • Pego a última carta do monte, o seguinte jogará somente se o descarte servir.
  • Terminada a partida, a soma dos pontos das cartas na mão serão descontados (ou seja, entregue para o adversário). Caso não haja a BATIDA, não haverá a perda dos pontos.
  • Valor das cartas: de 3 até 7 = 5 pontos; de 8 até K = 10 pontos; A = 15 pontos, e 2 = 20 pontos, não sendo permitido arredondamento de somas.
  • O uso do CORINGÃO é VETADO.
  • O morto (mesmo não usando) e a batida valem 100 pontos.

Deixe um comentário